Aprendizagem Cooperativa

A Aprendizagem Cooperativa é um método de ensino referente a grupos pequenos e heterogêneos de alunos trabalhando em conjunto para alcançarem objetivos em comum, segundo Spencer Kagan.

Saiba mais sobre essa metodologia de ensino onde aprender fica mais fácil, mais divertido e mais significativo.

Os alunos trabalham juntos para aprenderem e são responsáveis pelo seu próprio aprendizado e, ainda, de seus colegas de grupo. Estudos demonstraram que ao aprender a partir das técnicas de Aprendizagem Cooperativa, ocorrem não apenas melhores resultados acadêmicos, como também sociais.

Os ganhos dos alunos aumentam e os alunos com mais dificuldades de aprendizado apresentam maior desenvolvimento. Concomitantemente, a discrepância entre alunos com notas altas e baixas diminui. Outro fator positivo da Aprendizagem Cooperativa é que eleva a motivação intrínseca dos alunos, que passam a querer cooperar e participar das aulas, aumentando assim sua autoestima.

As relações étnicas melhoram e reduz-se o “bullying”, pois os alunos começam a se relacionar com todos, não exclusivamente com os mesmos colegas de sempre. Eles aprendem valores sociais como respeito, cortesia, generosidade, saber ouvir, respeitar a opinião do próximo, entre outros.